-
Fábio | presidente

CIRCULAR 002/2023 - PISO ENFERMAGEM

  • SITESSCH - Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e região -
Postado em 05 de Dezembro de 2018 às 10h40

MTE

Ministério do Trabalho será extinto e dividido em três partes

SITESSCH - Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e região Ministério do Trabalho será extinto e dividido em três partes Atividades serão distribuídas entre três pastas, Economia,...

Atividades serão distribuídas entre três pastas, Economia, Justiça e Cidadania.

As atribuições do Ministério do Trabalho e Emprego serão desmembradas em três partes que vão ser alocadas nos ministérios da Economia, da Cidadania e da Justiça, conforme afirmou hoje, 3, o futuro ministro-chefe da Casa Civl, Onyx Lorenzoni (DEM), coordenador do governo de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro. A estrutura encarregada de políticas ligadas ao emprego ficará no futuro ministério da Economia, do coordenador econômico do governo de transição, Paulo Guedes. A parte que cuida da concessão de cartas sindicais e fiscalização do trabalho escravo deve ficar com o futuro ministério da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. O terço restante ficará no ministério da Cidadania, de Osmar Terra (MDB).

A extinção de uma das pastas mais antigas e tradicionais do governo federal que completou 88 anos de existência no dia 26 de novembro é polêmica e gerou onda de críticas de membros da Justiça do Trabalho, especialistas e entidades sindicais. A última foi da Advocacia Geral da União – AGU, que afirma que fim do Ministério do Trabalho é inconstitucional.

Inconstitucional – De acordo com parecer publicado no Diário Oficial da União, dia 29 de novembro, a extinção do Ministério é totalmente incompatível com a Constituição e eventual desmembramento e dissolução das atribuições do Ministério do Trabalho iria prejudicar a realização de ações que geram emprego e renda, contrariando o que consta no caput do artigo 37 da Constituição.

“De igual forma, eventual desmembramento do Ministério do Trabalho atenta contra o artigo 10, da Constituição, que estabelece a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação. Dissolver suas atribuições em diversas pastas, sem a adoção de medidas de compensação democrática, retiraria um dos palcos em que é promovida a interlocução entre trabalhador, empregadores e Estado regulador, essencial à garantia do equilíbrio das relações de trabalho”, afirma.

O parecer aprovado pelo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, revela também que a tese de economia promovida pela ideia de extinção do Ministério não se sustenta. O parecer pontua que a concentração de todas as atribuições atualmente exercidas na Pasta em um único órgão é imperativo lógico do princípio da eficiência administrativa. Nessa linha, eventual desmembramento e dissolução das atribuições do Ministério do Trabalho em outras partes, teria o condão de repercutir negativamente na eficiência da promoção de políticas públicas de trabalho e emprego do país, em contrariedade ao artigo 37, caput, da Constituição.

A CNTS entende que a medida significa o retrocesso a 1930, quando foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, no governo de Getúlio Vargas. “Além de ser uma afronta e desrespeito a um órgão público que completou 88 anos de atuação no último mês, voltada à organização dos trabalhadores e empregadores, como força fiscalizadora do cumprimento das leis que definem os direitos e deveres da classe trabalhadora, e que muito contribuiu para o equilíbrio e avanço das relações entre capital e trabalho”, avalia o presidente da CNTS, José Lião de Almeida.

A Confederação compreende que a extinção do Ministério do Trabalho, que teve início com o esvaziamento de suas funções, vem na esteira de ataques à representação sindical e aos direitos sociais e trabalhistas, com golpes fatais nos últimos dois anos, por meio da sanção da Lei 13.429/2017, que amplia a terceirização, e da Lei 13.467/2017, da reforma trabalhista. E o próximo passo será a extinção da Justiça do Trabalho, eliminando a última trincheira de luta dos trabalhadores.

Fonte: Com informações de Exame e UOL

Veja também

SUS07/12/15Diferença de classes no SUS é inconstitucional, decide STF     Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a possibilidade de um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) pagar para ter acomodações superiores ou ser atendido por médico de sua preferência, a chamada diferença de classes. Os ministros negaram provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 581488,......
Piso Estadual 201916/01/19Piso Estadual Segunda rodada encerra com contraproposta de representantes dos trabalhadores A Segunda rodada de negociação do piso estadual de salário em Santa Catarina foi realizada nesta terça-feira (15/01) em dois momentos, primeiro no......
Artigo - DIEESE25/09/14Imenso orgulho para os brasileiros *José Álvaro de Lima Cardoso O livro Geografia da Fome, de autoria do grande brasileiro Josué de Castro, publicado em 1946, dentre outras contribuições, enfrentou arraigados mitos presentes na nossa sociedade, acerca......

Voltar para Notícias

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.