13 de Novembro de 1984 nasce o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e Região – Sitessch oficializando sua atuação na busca por segurança e dignidade para uma classe que, independentemente da hora do dia ou da noite, dedica os seus serviços para a vida do ser humano.
Em mais de três décadas de atuação as lutas foram muitas, em vários aspectos. Os movimentos de greve foram marcantes neste tempo. Em 1989, a primeira greve geral convocada pela Central Única dos Trabalhadores que levou os trabalhadores do Hospital Regional do Oeste e o extinto hospital Santo Antônio a cruzarem os braços e reivindicar melhores condições detrabalho e de salários.
Depois de 10 dias de acampamento e de negociações com o patronal, os trabalhadores puderam comemorar uma histórica vitória.
Depois de 21 anos, com muito esforço e comprometimento em proporcionar um trabalho ainda melhor, com mais qualidade de atendimento e com o desejo de “dar uma casa” aos trabalhadores e trabalhadoras na área da Saúde, o Sitessch fecha 2005 com a conclusão da sua sede própria. Inaugurada em 2006, o prédio, localizado na Rua Mônaco no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó, abre suas portas.
O Sitessch entrou em 2010 com muitos planos, com mais bandeiras de luta, com ampliação e melhoria de sua atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores abriu subsedes em São Miguel do oeste, Xanxerê e Concórdia e projeta trabalhos e conquistas ainda maiores em prol dos trabalhadores e do fortalecimento da entidade.
De lá para cá, muito trabalho, lutas e empenho dos dirigentes sindicais fizeram de cada ano um tempo diferente de atuação, mas todos com o mesmo intuito: o de fazer a vida dos profissionais da área cada vez melhor.
Em 2014, os reflexos do movimento de greve de 2013 continuaram nas negociações de 2014 quando a entidade sindical conquistou um dos maiores percentuais de reajuste salarial para a categoria, que variou de 7% a 35%. Alguns trabalhadores de hospitais obtiveram aumento real de até 28%. Também em 2014, como resultado dos trabalhos e da luta realizada no ano anterior, garantiu-se a mudança da 3ª para 4ª faixa salarial da categoria no Piso Estadual de Salário. Nesta batalha a categoria (serviços de apoio dos hospitais, secretárias de consultórios médicos e dentários, e pet shops) garantiu uma reposição de 20.33% nos seus salários.
As pressões sempre existiram, existem e serão cada vez maiores. Mas, o sindicato, sempre preparado para a luta, nunca baixou guarda e se manteve sempre firme quando o assunto é direito do trabalhador, mais qualidade de vida, melhores condições de trabalho e de salário, ampliação do quadro funcional, mas, ainda temos pela frente a bandeira das 30 horas para a enfermagem, apoio a luta das 40 horas semanais, aplicabilidade da Norma Regulamentadora 32, saúde do trabalhador da Saúde e a permanência dos debates pelo fim do Fator Previdenciário, ampliação da tabela SUS, aplicação dos 10% na Saúde pelo governo federal, e a busca por soluções definitivas, pelo fim do assédio moral e sexual, para que os trabalhadores possam atuar com segurança e com todo o respaldo necessário ao desenvolvimento de suas atividades.
Em 30 anos, muitos são os motivos para comemorar, mas muito mais são os motivos para continuar o trabalho e garantir que as mudanças continuem a ocorrer e, para melhor. Que possamos chegar aos 60, 90 anos com o mesmo espírito de luta e principalmente com SAÚDE.